O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou, na manhã desta terça-feira (9/6), que o desmatamento no Brasil em maio caiu para o menor nível histórico. A declaração foi dada durante a 34ª Reunião de Conselho do Governo, que ocorreu no Palácio da Alvorada. Segundo ele, a meta do governo é alcançar um número de queimadas inferior ao mínimo histórico.
"O desmatamento no mês de maio caiu ao mínimo comparado com anos anteriores. Então o nosso primeiro objetivo foi conquistado. O segundo é nós não permitirmos que no segundo semestre ocorram as queimadas na extensão que ocorreram no ano passado. Então a meta para o nosso governo é termos um número de queimadas inferior ao mínimo histórico", disse o vice-presidente.
No entanto, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) contrariam a declaração de Mourão. Segundo dados parciais, o desmatamento na Amazônia é o segundo maior desde 2015.
Mourão apontou ainda que o governo está avançando no planejamento para políticas sobre a exploração sustentável em coordenação com governadores da Amazônia. Ele defendeu também a necessidade de avançar os projetos que versam sobre a regularização fundiária. De acordo com ele, caso a questão não seja resolvida, a região viverá em um eterno “jogo de gato e rato”.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.