Brasil

Hamilton Mourão diz que desmatamento na Amazônia ''caiu ao mínimo''

No entanto, dados do Inpe contrariam a declaração do vice-presidente. Segundo dados parciais, o desmatamento na Amazônia é o segundo maior desde 2015.

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou, na manhã desta terça-feira (9/6), que o desmatamento no Brasil em maio caiu para o menor nível histórico. A declaração foi dada durante a 34ª Reunião de Conselho do Governo, que ocorreu no Palácio da Alvorada. Segundo ele, a meta do governo é alcançar um número de queimadas inferior ao mínimo histórico. 

 

"O desmatamento no mês de maio caiu ao mínimo comparado com anos anteriores. Então o nosso primeiro objetivo foi conquistado. O segundo é nós não permitirmos que no segundo semestre ocorram as queimadas na extensão que ocorreram no ano passado. Então a meta para o nosso governo é termos um número de queimadas inferior ao mínimo histórico", disse o vice-presidente.

 

No entanto, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) contrariam a declaração de Mourão. Segundo dados parciais, o desmatamento na Amazônia é o segundo maior desde 2015.

 

Mourão apontou ainda que o governo está avançando no planejamento para políticas sobre a exploração sustentável em coordenação com governadores da Amazônia. Ele defendeu também a necessidade de avançar os projetos que versam sobre a regularização fundiária. De acordo com ele, caso a questão não seja resolvida, a região viverá em um eterno “jogo de gato e rato”.