Enquanto o governo tenta reduzir o acesso aos dados sobre a pandemia do novo coronavírus, a covid-19 continua se alastrando pelo país. De acordo com o Ministério da Saúde, mais 27.075 casos e 904 mortes decorrentes da doença foram confirmadas no Brasil ontem. Com isso, o país chegou à marca de 672.846 infectados e 35.930 óbitos de covid-19.
Mais uma vez, o boletim diário do Ministério da Saúde só foi divulgado por volta das 22h, mesmo depois de um dia marcado por críticas à tentativa do governo de Jair Bolsonaro de atrasar o acesso da população e da imprensa aos dados que mostram o avanço da pandemia pelo país. O boletim também não trouxe a integralidade dessas informações, pois ignorou o acumulado de casos e de óbitos da covid-19 no país, exibindo, apenas, os dados diários da doença.
Os números mostram, contudo, que o Brasil é o segundo país em número de casos confirmados de covid-19, atrás somente dos Estados Unidos, que têm 1,9 milhão de infectados, segundo a Universidade Johns Hopkins. O Brasil também é o terceiro em número de mortes, perdendo, apenas, para os Estados Unidos e o Reino Unido, que somam 109.791 e 40.548 óbitos, respectivamente.
E as perspectivas não são animadoras. A Casa Branca elevou a projeção para o número de mortes decorrentes de covid-19 no Brasil ontem. O monitor americano estima que mais 165 mil pessoas vão perder a vida por conta da doença no Brasil até agosto e ainda projeta um pico de 5 mil mortes em único dia no início de agosto. É quase o dobro da previsão do monitor feita em meados de maio: 88 mil mortes.
Estados
Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo continua liderando a curva de contágio do coronavírus no país. O estado registrou 5.984 novos casos e mais 216 óbitos só nas últimas 24 horas. Foram 50 mortes a mais que o segundo colocado do ranking: o Rio de Janeiro, com 166 óbitos e 1.467 novos casos de coronavírus.
Já em número de novos pacientes confirmados, o destaque, além de São Paulo, é dos estados do Pará e Maranhão, que confirmaram mais de 2 mil pacientes cada, ontem. Outras cinco unidades da Federação também registraram mais de mil novos casos de coronavírus no sábado: Ceará (1.980), Distrito Federal (1.642), Rio de Janeiro (1.467), Paraíba (1.208) e Amazonas (1.119). (MB e AA)