Para ótimizar o atendimento e a luta contra a covid-19, a Santa Casa adquiriu um aparelho moderno para realização do RT-PCR – exame colhido na narina para o diagnóstico do coronavírus. O equipamento e os kits para fazer o exame foram adquiridos com recursos doados para o hospital para o enfrentamento à doença.
De acordo com a infectologista da Santa Casa BH, a médica Cláudia Murta, desde o início da pandemia a Santa Casa BH estava pagando um laboratório particular para realizar os exames dos pacientes internados no CTI de Isolamento Respiratório e o resultado demorava de 2 a 3 dias.
“A partir de agora, eles serão realizados no próprio hospital e o resultado será disponibilizado em duas horas. Isso facilitará o manejo clínico dos pacientes. Este grande avanço foi possível por conta das doações feitas pela comunidade”.
Saiba Mais
Abertura de leitos
Atualmente, a Santa Casa BH dispõe de 25 leitos de terapia intensiva, 92 de enfermaria para adultos e 20 de enfermaria para crianças para atendimento ao coronavírus. É o local com o maior número de leitos de Minas Gerais para essa finalidade, podendo chegar a 100 de CTI e 600 de enfermaria.