Brasil

Interino da Saúde reforça compromisso com iniciativas de combate à covid

Eduardo Pazuello participou de videoconferência transmitida pela OMS

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta segunda-feira (18/5) que o Brasil participará de iniciativas globais de combate à covid-19. O general participou, por videoconferência, da 73ª Assembleia Mundial da Saúde, transmitida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"A pandemia evidenciou um cenário desafiador para todo o mundo e reafirmou a importância da saúde universal para o desenvolvimento e segurança das nações. Reforço o compromisso do Brasil em apoiar e participar das iniciativas internacionais”, disse o ministro interino. Ele reforçou ainda a participação do país em estudos clínicos como o Solidarity Trial, que vem sendo realizado com liderança da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em busca de vacina e tratamentos eficazes e acessíveis. 

Saiba Mais

De acordo com Pazuello, o país está preparado para o enfrentamento da pandemia com o Comitê de Crise, da Casa Civil, e com o Comitê de Operações de Emergência, do Ministério da Saúde. A dimensão do Brasil exige estratégias direcionadas para cada região, assim, nesse momento, o foco do MS está nas regiões Norte e Nordeste, fortemente afetadas pelo vírus, informou o ministro interino na reunião. 

Na ocasião, o representante da pasta se solidarizou com as famílias que tiveram perdas pela covid-19 e ainda homenageou os profissionais da saúde que ajudam a mitigar os efeitos da pandemia. Dentre as cooperações internacionais reforçadas por Pazuello, estão as ações para diagnóstico, medicamentos, vacina e tratamento da pandemia. 
 
*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão