Correio Braziliense
postado em 18/05/2020 12:19
A Secretaria de Governo Digital, ligada ao Ministério da Economia, assinou nesta segunda-feira (18/5) acordo com a Amazon para uso de tecnologia artificial no acesso aos serviços públicos federais. A Alexa, assistente virtual, utilizará informações do portal Gov.Br para responder perguntas dos usuários. Por meio do comando de voz, os cidadãos poderão tirar dúvidas sobre procedimentos e serviços digitais do governo. O acordo de cooperação fica válido por um ano, com possibilidade de prorrogação, e não gera custos para a administração pública.
Sete perguntas já estão estabelecidas para o primeiro momento do serviço oferecido pela Alexa, são elas:
- Alexa, existe um aplicativo do governo sobre coronavírus?
- Alexa, como solicitar o seguro desemprego?
- Alexa, como solicitar a carteira de trabalho?
- Alexa, como posso obter a carteira de motorista digital?
- Alexa, como posso me inscrever no Cadastro Único?
- Alexa, como gerar o comprovante da inscrição do Cadastro Único?
- Alexa, como posso me inscrever no auxílio do coronavírus?
Saiba Mais
Diretor da Amazon no Brasil, Ricardo Garrido, diz que a empresa trabalha continuamente para que a Alexa ofereça o máximo de informações de modo rápido e fácil aos clientes. “Neste momento, este acordo de cooperação técnica ajuda cidadãos a ter acesso a informações oficiais”, pontua. O acordo é uma das ações do Comitê de Crise para Supervisão de Monitoramento dos Impactos da Covid-19, coordenado pela Casa Civil da Presidência da República.
*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão
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