A Prefeitura de BH afirmou que a ação da Guarda Muncipal ocorre sempre pelas manhãs, de 9h à 12h, alternando, diariamente, os pontos de atuação entre cada uma das nove regionais da capital. O uso das proteções, assim como a higiene das mãos e o utilização de álcool em gel, são medidas indicadas para conter a propagação do novo coronavírus. Na ultima quarta-feira (6) a ação havia sido realizada na Avenida Raja Gabáglia, no Bairro São Bento, na Região Centro-Sul de BH.
Na manhã desta quinta-feira (7) a Guarda Municipal de Belo Horizonte realizou na Avenida Amazonas uma ação educativa no transporte público da capital mineira para orientar passageiros sobre a utilização correta das máscaras como forma de evitar a propagação do coronavírus. A blitz educativa é montada em diferentes regiões da capital para orientar e informar as pessoas no transporte coletivo, já que o uso da mascara é obrigatório em Belo Horizonte.
O uso obrigatório da máscara está determinado por decreto municipal desde o dia 17 de abril. Na ocasião, ficou decidido que os estabelecimentos devem impedir a entrada e permanência de pessoas que não estiverem usando a proteção. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou na terça-feira (5), que quem estiver circulando sem os equipamentos de proteção em lugares públicos poderá ser multado em até R$ 80. A punição passará a valer a partir dia 15.