O aumento da procura do público pelas agências da Caixa para esclarecer dúvidas ou realizar o saque do auxílio emergencial levou a instituição a ampliar o expediente em duas horas – de 8h às 14h –, além de ter afixado nos pisos externos uma sinalização para delimitar o espaço entre as pessoas, garantindo assim o distanciamento mínimo recomendado para evitar a propagação da COVID-19. De acordo com o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bomfim, essas ações foram tomadas em todo o estado.
“Nós contratamos 3 mil funcionários, 800 vigilantes e ainda 389 recepcionistas para fazer a triagem da fila. Estamos estendendo os horários e abrindo aos sábados. Também temos fechado parcerias com os municípios para que ruas sejam fechadas nos entornos das agências, e para que tendas e cadeiras sejam disponibilizadas para as pessoas”, explicou Marcelo Bonfim. Ele estima que 50 milhões de brasileiros tenham recebido o auxílio emergencial.
Ele afirma que o volume de cadastrados e o tempo curto para o pagamento foram fatores extras para viabilizar a operação. “São 76,9 milhões de downloads do aplicativo da caixa e 51,1 milhões de cadastros realizados. A caixa está se esforçando para a diminuição de filas. Esse é o maior pagamento de toda a história em tão pouco tempo”.
Saiba Mais
“Quem estiver com o auxílio em análise, nós pedimos que aguarde o resultado. Quem estiver com o status de dados inconclusivos pode realizar uma nova solicitação e corrigir os dados. Agora, se o resultado for não aprovado, é possível contestar no aplicativo. As pessoas precisam recorrer às plataformas disponíveis on-line e aguardar liberação”, sugere.