Em meio a pandemia da Covid-19, a reformulação da equipe do Ministério da Saúde continua. Mais cedo, nesta quinta-feira (30/4), o secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim, foi exonerado e outras mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Questionado sobre possíveis nomes que farão parte da nova equipe, o ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou que já definiu quase todos os nomes.
“A gente já tem uma definição de praticamente todos que vão ocupar as secretarias, mas como existe um processo de avaliação das pessoas, não é nem uma questão de vetos, mas uma rotina de avaliação, conforme elas forem chegando vão sendo anunciadas”, explicou.
Mais cedo, uma publicação no Diário Oficial da União, assinada por Teich, nomeou Denizar Vianna Araújo, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, como assessor especial do ministro. Nenhum nome foi indicado para assumir a secretaria comandada por Denizar.
No entanto, alguns nomes já são ventilados dentro do Ministério da Saúde. Para assumir o cargo de Denizar na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE), um dos nomes apontados é o de Antonio Carlos Campos de Carvalho. Antonio é formado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é professor titular. O médico já foi diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde em 2014.
Já na Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), o secretário Francisco o de Assis Figueiredo, deve deixar a pasta em breve. Um dos nomes cotados para substituí-lo é o do secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira.
Militares na Secretaria Executiva
Saiba Mais
Com isso, a Secretaria Executiva da pasta será comandada por dois militares já que o general Eduardo Pazuello foi nomeado para assumir o cargo de secretário-executivo, antes ocupado por João Gabbardo.