Correio Braziliense
postado em 29/04/2020 17:30
Em semana recorde de mortes pelo novo coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde confirmou mais 449 fatalidades nesta quarta-feira (29/04), um aumento de 9% nas últimas 24 horas. Com isso, saltou para 5.466 os óbitos pela doença e está na lista dos dez países com mais mortos pela doença. Nesta manhã, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não pode ser responsabilizado pelos óbitos e que a “conta” deveria ser distribuída entre governadores e prefeitos.
“A imprensa tem que perguntar para o Doria porque mais gente está perdendo a vida em São Paulo. Não adianta a imprensa botar na minha conta. A minha opinião não vale, o que vale são os decretos de governadores e prefeitos”, afirmou Bolsonaro.
São Paulo acumula 2.247 mortes, o que representa 41% do balanço nacional. Já são 808 fatalidades fora da capital com um ou mais óbitos em 144 municípios, no total. Casos também já foram confirmados em 314 cidades, totalizando 26.158 pessoas infectadas.
O governador João Dória (PSDB) repudiou e rebateu as declarações de Bolsonaro durante a tradicional coletiva para informar sobre a situação da Covid-19 no estado. “Saia da sua bolha, presidente Bolsonaro. Saia dessa sua fábula. Saia desse seu mundinho de ódio. Percorra hospitais. Seja solidário com a realidade do seu país, com os brasileiros que já perderam suas vidas”, declarou.
Para conter o vírus no estado, Dória voltou a ressaltar a importância do distanciamento social e cumprimento das medidas estipuladas pelo governo. Em 24 horas, mais 600 novas internações foram registradas, totalizando 8,6 mil pessoas em atendimento nos hospitais de SP. São 3.445 pacientes em UTI e 5.175 em enfermaria.
Saiba Mais
No total, são 78.162 infectados confirmados pela Covid-19, um incremento de 9% nas últimas 24 horas, quando o sistema recebeu mais 6.276 novos registros.
O Ministério da Saúde divulgou também o número de pacientes recuperados da Covid-19: 34.132. Isso representa 44% das pessoas que tiveram um diagnóstico comprovado. Outras 38.564 continuam em acompanhamento.
O Sudeste continua liderando o ranking de confirmações, com 49,8% dos casos. Em seguida vem o Nordeste (28,7%) o Norte, com (12,3%), o Sul (6%) e o Centro-Oeste (3,2%).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.