Correio Braziliense
postado em 28/04/2020 19:30
A tecnologia se tornou uma grande aliada no combate ao novo coronavírus. O Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) está realizando o trabalho de expansão de dois aplicativos, em parceria com prefeituras municipais e governos estaduais de todo o país, que pretendem auxiliar na orientação da população e na capacitação dos profissionais de saúde.
O primeiro deles, chamado Atende em Casa - Covid 19, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos possam orientar pacientes a distância, por meio de videochamadas, a fim de identificar possíveis casos de coronavírus. Já o Aprenda em Todo Lugar tem como público alvo os profissionais de saúde, trazendo conteúdos técnicos e científicos relevantes sobre a pandemia. As duas plataformas estão sendo disponibilizadas gratuitamente para diversos estados do Brasil, por meio de investimento da Uninassau.
Segundo Janguiê Diniz, controlador do Ser Educacional, o objetivo principal da iniciativa é aliviar a demando pelo sistema de saúde do país. "Acreditamos que o Atende em Casa e o Aprenda em Todo Lugar serão fundamentais no combate à Covid-19, ajudando a população, que pode receber orientação em casa, e desafogando os hospitais, para atender apenas os pacientes mais graves", relata.
Milhares de atendimento
O "Atende em Casa - Covid 19", criado no Recife, foi desenvolvido pelo consórcio das empresas Pitang Consultoria, Sunrise, Brainy Resolution e Fábrica de Negócios, com infraestrutura do Google Cloud. Além da capital pernambucana, o aplicativo atende Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Caruaru e Serra Talhada, com previsão de expansão em breve para outras cidades e estados do Brasil.
Cláudio Castro, sócio da Pitang Consultoria, conta que a intenção é expandir a plataforma para todo o Brasil. "Criamos o projeto em 72 horas e ele tem impactado muito positivamente a vida das pessoas. Já realizamos mais de 30 mil atendimentos em Pernambuco, fechamos com o Estado do Pará e o nosso sonho é levar-lo para o Brasil todo”, afirma.
Em Pernambuco, para utilizar a plataforma é necessário acessar o site www.atendeemcasa.pe.gov.br ou procurar por Atende em Casa nas lojas de aplicativo para sistema Android. O serviço de videochamada funciona das 7h às 19h.
Segundo o procurador-geral do Recife, Rafael Figueiredo, o Atende em Casa tem sido vital para o controle do sistema de saúde no município. "O aplicativo está sendo essencial por dois motivos: o primeiro é o conforto que as pessoas têm de ser atendeidas em casa. O aplicativo tem sido a porta de entrada das nossas unidades de saúde, nos ajudando a direcionar as pessoas para o lugar correto", conta.
Já o aplicativo Aprenda em Todo Lugar foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Recife. A plataforma é voltada para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus, com informações sobre a utilização dos EPIs e as frequentes atualizações nos protocolos de atendimento durante a pandemia. Os conteúdos são disponibilizados em forma de vídeos e textos.
*Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende
*Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.