Brasil

Minas Consciente: veja o programa para flexibilização gradual da quarentena

Decreto orientando prefeituras e a população sobre o procedimento deve ser publicado na quarta-feira (29)

Minas Gerais continuará a obedecer as orientações científicas e das autoridades de saúde, e manterá o isolamento social, que poderá ser flexibilizado com “responsabilidade” de forma gradativa e coordenada entre os municípios e governo do estado, “independente das movimentações políticas” que ocorram no governo federal. O secretário de estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e o adjunto Marcelo Cabaral, anunciaram a criação do programa Minas Consciente, em coletiva no início desta tarde. O decreto deverá ser publicado na quarta-feira (29), mas as recomendações já estarão disponíveis no site da secretaria a partir de hoje.

Mesmo reafirmando a manutenção do isolamento social, considerado pelas autoridades do estado como responsável pelos números “reduzidos” de casos do coronavírus, o programa deverá orientar os prefeitos dos 853 municípios para que hajam com responsabilidade e cautela em caso de flexibilização das medidas protetivas à pandemia. O secretário disse que caberá aos prefeitos a avaliação sobre as decisões a serem tomada nos próximos dias, mas apelou ao bom senso e que sigam de forma coordenada com outros municípios. 

Saiba Mais

Carlos Amaral divulgou os números do boletim diário sobre o COVID-19 e disse entender que tanto os diagnósticos quanto os casos investigados tiveram uma “curva aceitável” até o momento devido a participação da sociedade, que acatou as recomendações das autoridades de saúde e não vem cedendo a pressões de grupos por retorno às atividades econômicas. Segundo o levantamento, Minas tem hoje 1.586 casos e 62 mortes confirmadas pelo coronavírus. 

Também citou a a rápida mobilização do estado de Minas aos primeiros casos notificados. “A SES vem monitorando desde o alerta em 13 de janeiro e uma semana depois, no dia 20, já tinha criado seu comitê de combate ao coronavírs.”