Brasil

Saúde confirma 61.888 casos





O Brasil ultrapassou a marca dos 60 mil casos da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus. Até ontem, quando o país completou dois meses desde a chegada do novo coronavírus no país, foram registrados 61.888 infectados e 4.205 óbitos, conforme dados do Ministério da Saúde. Em relação à véspera, foram 3.379 novos casos confirmados e 189 mortes entraram no balanço diário da pasta.

O estado de São Paulo é o que mais reúne casos e mortes pela doença. São 20.715 infectados e 1.700 óbitos. Em seguida estão Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Amazonas e Maranhão. Todos estes estados já registraram mais de 100 casos fatais.

O Pará, que até sábado tinha 86 casos fatais, passou a integrar o grupo dos estados com 100 mortes registradas. Todas as unidades federativas do Brasil já registraram óbitos pela doença.

Subnotificados
O Ministério da Saúde ainda informou que há 1.322 óbitos em investigação. Na última semana, o país registrou um recorde de novos óbitos pelo novo coronavírus em 24 horas. Em um dia, foram confirmados 407 óbitos pela Covid-19.

De acordo com a pasta, 30.152 pacientes diagnosticados já se recuperaram da doença. Outros 27.531 ainda estão acompanhamento.

Enquanto os estados estão cada vez mais com menos espaços nas UTIs para as vítimas do coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou ontem que a titular da pasta, Simone Papaiz, testou positivo para a Covid-19. A secretária ficará em isolamento social por 14 dias, mas continuará à frente das ações realizadas do órgão contra a pandemia na unidade federativa.



Papa telefona para arcebispo de Manaus

A Arquidiocese de Manaus informou que o Papa Francisco telefonou para o Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, na tarde de sábado, manifestando a sua solidariedade e proximidade. A informação foi divulgada pela arquidiocese no site de notícias do Vaticano. O Amazonas é o quarto estado em número de contaminações, com 3.833 casos oficialmente conhecidos e 304 mortos. “O Santo Padre desejou saber da situação em relação à pandemia na cidade de Manaus. Manifestou sua preocupação com os povos indígenas, os ribeirinhos e os pobres”, destacou a nota. No comunicado, Dom Leonardo disse que Papa contou ter rezado por todos e enviou uma bênção especial para a Amazônia.