Brasil

Governo de São Paulo deve prolongar quarentena devido ao coronavírus

Decreto atual vale até 22 de abril. Governador João Doria deve anunciar novas medidas nesta sexta-feira (17/4)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), decidiu ampliar o período de isolamento social no estado. Porém, com pressão dos prefeitos para abertura parcial do comércio nos locais onde a doença ainda não chegou, a gestão ainda avalia para quais regiões a decisão valerá. O decreto vigente vale até 22 de abril. Nesta sexta-feira (17/4), o governador anunciará novas medidas para combate ao novo coronavírus

A ampliação da quarentena valerá ao menos nas regiões metropolitanas, onde os leitos de UTI estão quase esgotados. Além da capital, estão na lista a Baixada Santista, Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba. São Paulo é o estado com maior número de casos de Covid-19. Até quinta-feira (16/4), estavam confirmados 11.568 casos e 853 óbitos. No Brasil, o número de infecções está em 30.961 e 1.956 mortes.

Saiba Mais

As taxas de isolamento do estado e da capital estão em 50%. O governador sugere que seria necessário um índice de 70% para controlar a disseminação do vírus. Os valores atuais podem comprometer o atendimento da saúde ao sobrecarregar o sistema.

Parte do governo não concorda com a flexibilização, alegando que poderia comprometer a estratégia de apoio ao sistema de saúde. Dos 645 municípios de São Paulo, 438 ainda não foram atingidos pelo novo coronavírus e poderiam dar suporte aos locais onde os hospitais já estão superlotados. Até o momento, o fechamento total do estado não é uma opção.
 
*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão