Não bastasse interferir dramaticamente no presente e comprometer o futuro, o novo coronavírus (Covid-19) conspira contra o passado das Gerais. À frente das comemorações dos 300 anos da Capitania de Minas, com programação cívica, cultural e educativa em 2020, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) cancelou sessões e reuniões até 30 deste mês. O presidente da entidade, Luiz Carlos Abritta, explicou que a decisão está de acordo com a portaria do Ministério da Saúde sobre emergência em saúde pública de importância nacional.
Saiba Mais
Em Caeté, na Grande BH, ainda não há definição sobre cancelamento de festas alusivas aos 300 anos de Minas. A cidade está mobilizada para celebrar as datas, e vem assim desde 2019, com abertura do calendário e envolvimento da comunidade estudantil.
Vila Rica
Na cidade que comemora, em 2020, 40 anos do título de Patrimônio da Humanidade, o prefeito Júlio Pimenta decretou uma série de medidas para evitar o contágio pelo Covid-19, em Ouro Preto, antiga Vila Rica. Entre elas, o fechamento da Casa da Ópera. Considerado o teatro (em funcionamento) mais antigo das Américas, a Casa da Ópera completará 250 anos em junho.