Brasil

Navio atraca em Santos após autorização da Anvisa

Dos tripulantes, 54 foram autorizados a desembarcar sob condição de retorno imediato ao país de origem

Navio Scenic Eclipse atracou na noite da última quinta-feira (2/4) no Porto de Santos, litoral de São Paulo, com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dos tripulantes, 54 foram autorizados a desembarcar sob condição de retorno imediato ao país de origem. 

O desembarque começou nesta sexta-feira (3) com a saída de dois brasileiro. A Anvisa tem acompanhado o processo e enfatiza que “o navio Scenic Eclipse não está em quarentena, pois não registrou sintomas a bordo e permaneceu no mar, sem atracar em nenhum porto, por 26 dias”.

Os tripulantes desembarcados devem ser levados diretamente para o aeroporto. A Santos Port Authority (SPA) esclarece que a situação está prevista na Portaria 47/2020 da Casa Civil que “permite o desembarque de estrangeiros somente para atendimento de urgência ou retorno por via aérea para seus países”. 

A embarcação atracou no cais junto ao armazém 33, margem direita, para repatriação de tripulantes. A opção por Santos deve-se à proximidade com o Aeroporto Internacional Franco Montoro, em Guarulhos. Em nota, a autoridade portuária diz que “ operação ocorre segundo protocolos padrão, com anuência de cada autoridade do Porto de Santos e segue o previsto no Plano de Contingência do Porto de Santos para ocorrências de emergência internacional de saúde”.

Desde o dia 31 de janeiro a SPA atua de acordo com o Plano de Contingência para atendimento de situações de crise devido ao novo coronavírus e os alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Saiba Mais

Sem viagens desde o início de março, o Scenic Ecllipse contava com 128 tripulantes e nenhum passageiro. O luxuoso navio havia encerrado uma viagem pela Antártica, os turistas desembarcaram no Uruguai, em fevereiro. A embarcação não recebeu autorização para atracar em Ushuaia e Buenos Aires, na Argentina, tendo ficado em Montevideo. 

Os desembarques serão feitos de acordo com a agenda dos voos de retorno dos tripulantes e deve prosseguir até o dia 8 de abril, envolvendo 54 tripulantes. O Correio entrou em contato com a agência de navegação Shiplog Serviços de Agenciamento Marítimo, responsável pelo navio, que não pôde informar o destino dos tripulantes.