Correio Braziliense
postado em 26/03/2020 17:37
Após um mês da confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde registrou nesta quinta-feira (26/3) 77 mortes e 2.915 casos diagnosticados. Os óbitos estão localizados nos seguintes estados: São Paulo (58), Rio de Janeiro (9), Ceará (3), Pernambuco (3), Amazonas (1), Rio Grande do Sul (1), Santa Catarina (1) e Goiás (1).
Os dados apresentados ontem mostram o maior número de casos confirmados e óbitos em um dia. De quarta para quinta, foram registradas 20 mortes e 482 casos positivos. O Ministério da Saúde diz que este crescimento já era esperado e não viu o viu como uma novidade.
“Nós vamos ter daqui para frente, quase que diariamente, um número de casos novos superior ao número de casos novos do dia anterior. E provavelmente isso vai acontecer também com o número de óbitos”, explicou o secretário-executivo, João Gabbardo.
A estimativa é que este crescimento ainda possa ser visto nos próximos 20 a 30 dias. “A previsão é que vamos ter 30 dias muito difíceis. Provavelmente nós estaremos na frase crítica da pandemia. Não vamos começar a reduzir os casos em 30 dias”, completou Gabbardo.
Os casos confirmados estão concentrados na região Sudeste, onde 1.665 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19. Em seguida está o Nordeste, com 457 casos; Sul, com 392; Centro-Oeste, com 275; e Norte, com 126.
Levantamento
A taxa de letalidade do vírus no Brasil é de 2,7%. Para explicar o comportamento do vírus dentro do país, o Ministério da Saúde fez um levantamento dos casos confirmados e de mortes até o momento.
58% dos pacientes de casos graves do novo coronavírus são homens e 42% mulheres. Os homens representam 68% das mortes registradas até o momento. A curva das mortes se eleva a partir de 60 anos, mas fica ainda mais intensa entre os 70 anos ou mais. "Por isso, nossa recomendação é para que pessoas acima de 60 anos devem ficar em isolamento domiciliar", pontuou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.
Outra informação levantada pelo órgão mostra que 194 pacientes confirmados estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 205 internados em enfermarias. O número reflete leitos de hospitais públicos e privados. O restante das pessoas diagnosticadas está em isolamento domiciliar.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.