Atracado desde 12 de março no porto de Recife, o cruzeiro Silver Shadow partiu, na tarde desta quinta-feira (26/03), em direção a Saint Vincent, no Cabo Verde, África. O navio cumpria quarentena após dois passageiros atestarem positivo para o novo coronavírus. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a saída da embarcação com 266 tripulantes após eliminar todas as suspeitas de circulação do vírus a bordo.
O cruzeiro ficou 14 dias atracada, cumprindo o período de isolamento determinado pela autoridade sanitária federal. Durante esse período, duas operações foram feitas, ocasião em que os 340 passageiros de 18 países foram desembarcados e seguiram viagem de volta aos locais de origem, cumprindo os requisitos e monitoramento das autoridades.
As operações foram comandadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). Além de policiais e bombeiros militares, estiveram envolvidos profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marinha do Brasil, Porto do Recife.
Saiba Mais
Em 12 de março, o homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu, apresentando febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade de respirar). Ele foi levado ao hospital, onde permaneceu entubado na UTI. A esposa dele é a outra pessoa infectada pelo vírus. Ela segue internada em Recife.