Em nova atualização da situação nacional dos casos do novo coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde registrou nesta quinta-feira (19/3) que existem 621 casos confirmados e seis óbitos pelo Covid-19. O crescimento dos casos confirmados se deve ao aumento das cidades que registraram transmissão sustentada, quando já não é possível detectar a origem da contaminação de um caso confirmado.
Até o momento, há transmissão comunitária no Rio de Janeiro (capital), Belo Horizonte (capital), Porto Alegre (capital), Santa Catarina (sul do Estado - região Tubarão), e nos estados de Pernambuco e São Paulo.
“Não é uma epidemia de São Paulo, de Brasília ou do Acre. É uma possível epidemia nacional. É de todos os brasileiros e não deixaremos nenhum deles sem a nossa presença”, avaliou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
O Sudeste é a região com o maior número de casos confirmados, com 391 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Em seguida, está o Nordeste com 90 casos, Sul com 71, Centro-Oeste com 61 e Norte com apenas oito casos confirmados.
Quatro óbitos são do estado de São Paulo e dois do Rio de Janeiro. Todas as vítimas eram do grupo de risco já que eram pessoas com mais de 60 anos.
Veja a quantidade de casos confirmados por estado:
São Paulo: 286
Rio de Janeiro: 65
Distrito Federal: 42
Bahia: 30
Minas Gerais: 29
Pernambuco: 28
Rio Grande do Sul: 28
Paraná: 23
Santa Catarina: 20
Ceará: 20
Goiás: 12
Espírito Santo: 11
Mato Grosso do Sul: 7
Sergipe: 6
Alagoas: 4
Acre: 3
Amazonas: 3
Pará: 1
Tocantins: 1
Paraíba: 1
Rio Grande do Norte: 1
Transmissões
Há três tipos de transmissões pelo novo coronavírus:
>> Importada: acontece quando um viajante retorna ao país e percebe-se que ele contraiu a doença durante uma viagem.
Continua depois da publicidade
>> Local: quando uma pessoa tem contato com algum infectado e contrai a doença na mesma cidade, sem viajar. Por exemplo, uma pessoa que apresentou a enfermidade após entrar em contato com algum diagnosticado.
>> Comunitária: é quando os órgãos de saúde e o paciente não conseguem identificar onde aconteceu o contágio.