Correio Braziliense
postado em 09/03/2020 16:56
O número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil se manteve estável de domingo para segunda-feira (9/3). Em novo boletim divulgado durante a tarde, o Ministério da Saúde informou que há 25 casos confirmados de Covid-19 no país, mesmo número do dia anterior. Segundo o ministério, o Distrito Federal tem 41 casos suspeitos e um confirmado. Vinte e quatro foram descartados em Brasília.
São Paulo continua sendo a unidade da federação com o maior número de diagnósticos: 16. Em seguida, vêm Rio de Janeiro (com três casos confirmados), Bahia (dois) e Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal (um caso em cada).
Desses, , ou seja, há pacientes infectados dentro do próprio país. No entanto, o ministério ressalta que não há transmissão comunitária, também conhecida como sustentada, no Brasil. A transmissão comunitária ocorre quando não se consegue mais identificar onde se originou a transmissão do vírus de determinado caso confirmado.
Dos 25 casos confirmados, 80% têm histórico de viagem ao exterior e apenas quatro pacientes foram hospitalizados. O restante cumpre isolamento domiciliar.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, o número de confirmados deve crescer, com a divulgação do resultado de mais exames. "Amanhã, devem entrar novos casos confirmados, mas não sei precisar quantos", disse.
Casos suspeitos subiram
O novo boletim aponta que, entre domingo e segunda-feira, o total de casos suspeitos subiu de 663 para 930. Há registros em quase todos os estados. Somente Amapá, Tocantins, Maranhão e Roraima não possuem casos sendo investigados. No Brasil, 684 casos já foram descartados. A maioria deles quando testados são positivos para influenza A ou B.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.