A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciou, na manhã desta sexta-feira (6/3), o primeiro caso do novo coronavírus no estado. Segundo a pasta, a paciente é uma mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana, a 100 Km de Salvador. Ela retornou da Itália em 25 de fevereiro, após visitas às cidades de Milão e Roma. Trata-se do nono registro do país, o primeiro no Nordeste.
De acordo com a Sesab, a paciente manifestou os sintomas depois de chegar ao Brasil. A mulher foi atendida em um hospital particular da capital baiana, onde teve amostras de sangue coletadas. O material foi enviado à Fundação oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que concluiu o dianóstico de Covid-9 nesta sexta. A mulher foi orientada a permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato e respiratório.
Em nota, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que “trata-se de um caso importado. A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Isso é diferente de haver uma contaminação interna no estado e, portanto, todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste”, diz.
De janeiro até agora, a Bahia registrou 73 casos com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, mas 21 casos foram excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 29 foram descartados laboratorialmente e 23 aguardam análise laboratorial.
Casos no país
O Brasil já tem oito casos de coronvírus. O Ministério da Saúde confirmou, nessa quinta-feira (5/3), mais quatro da doença no Brasil, sendo que seis deles são de São Paulo, um do Rio de Janeiro e outro do Espírito Santo. Até a última quarta-feira, o país tinha apenas três confirmações. Há ainda um em investigação, no Distrito Federal, que teve resultado positivo para o novo agente infeccioso em um laboratório particular, mas aguarda o resultado da contraprova.