O G-20 aumentará sua atividade de monitoramento de riscos globais, "incluindo a recente epidemia de COVID-19 (coronavÃrus)", informa comunicado divulgado após reunião de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do bloco encerrada ontem em Riad, Arábia Saudita. Outros riscos para o crescimento econômico mundial citados foram tensões geopolÃticas e comerciais, além de incertezas polÃticas. "Estamos preparados para tomar novas ações para lidar com esses riscos", completa a nota.
A menção ao vÃrus foi breve, e o restante do comunicado abordou formas de os paÃses alcançarem crescimento sustentável. "A polÃtica fiscal deve ser flexÃvel e voltada ao crescimento ao mesmo tempo que assegura que a relação entre dÃvida e PIB está em caminho sustentável", diz um trecho do documento. Para polÃtica monetária, a recomendação e de continuidade do suporte à atividade econômica e da busca por assegurar estabilidade de preços.
O grupo também concordou em desenvolver uma agenda de tecnologia de infraestrutura - chamado de "InfraTech" -, para estimular o uso de novidades tecnológicas em projetos de infraestrutura.