Brasil

Foliões fazem festa por todo o país

 
O domingo foi de carnaval por todo o país. Em Salvador, a empolgação tomou conta dos principais circuitos de trios elétricos. Em Pernambuco, muito frevo, bonecos e alegria. No Rio, mais de 1,3 milhão de pessoas curtiram a festa de Momo em mais de 55 blocos por toda a cidade. Na capital paulista, Michel Teló arrastou 1 milhão no Bem sertanejo. Na folia baiana, o tradicional Afoxé Filhos de Gandhy brilhou mais uma vez, levando sua mensagem de paz. Um tapete azul e branco, formado pelas fantasias do bloco, cobriu os paralelepípedos do Largo do Pelourinho.

O ex-líder do Chiclete com Banana Bell Marques comandou o primeiro desfile do bloco Camaleão, este ano, no circuito Barra-Ondina. Em um Farol da Barra lotado, Ivete Sangalo garantiu a festa no segundo dia de desfile do bloco Coruja. Estrelas como Daniela Mercury, Jammil, Alinne Rosa, Psirico e Harmonia também brilharam.

Em Pernambuco, o centro histórico do Recife foi tomado por uma multidão de crianças, adultos e idosos. Além da criatividade das fantasias, a cultura popular esteve presente nos palcos e no chão. Na praça do Arsenal, a programação começou com apresentações de caboclinhos. No meio do povo, orquestras e passistas de frevo, repentistas e grupos de maracatu se apresentavam sem deixar de circular. Em Olinda, a atração foi o bloco Enquanto Isso na Sala da Justiça. O domingo também foi de muito carnaval no interior de Pernambuco. Os Papangus de Bezerros levaram mais de 200 mil pessoas ao município do Agreste Central, para o tradicional desfile.

Concentração
Na cidade do Rio de Janeiro, 1,3 milhão de foliões, segundo a Riotur, passaram pelos 55 blocos, como Simpatia é quase amor, Bangalafumenga, Toca Raul e Toco-Xona. A Zona Sul recebeu a maior concentração, com 18 agremiações, seguida da Zona Oeste (16), Norte (14) e Centro (7).

O tradicional Simpatia é quase amor comemorou ontem 36 anos arrastando multidões pelas ruas de Ipanema, na Zona Sul. Neste carnaval, o homenageado foi Mestre Penha, chefe da bateria do bloco. “Há 35 anos eu comando essa bateria. Isso é uma família para mim, um orgulho. Cada ano é como se fosse a primeira vez”, disse o regente do Simpatia.

O cantor Michel Teló arrastou cerca de 1 milhão de pessoas, no Parque do Ibirapuera, com seu bloco Bem Sertanejo. Com a Avenida Brigadeiro Faria Lima completamente lotada, uma multidão acompanhou a estreia do Good Crazy no carnaval paulistano. O bloco nasceu da amizade entre o jogador de futebol Daniel Alves, do São Paulo e da Seleção Brasileira, e o cantor e compositor Seu Jorge. Coube ao artista animar os foliões com muita soul music, Tim Maia, Jorge Benjor, MPB e outras levadas.