Brasil

Exame descarta presença do coronavírus nos brasileiros repatriados da China

Grupo de 34 resgatados havia coletado amostras de sangue no domingo (9/2), dia da chegada a Anápolis (GO). Resultado foi divulgado nesta terça-feira (11/2) e nenhum exame apontou a presença do coronavírus

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (11/2) que não identificou indícios do coronavírus em nenhum dos 34 brasileiros e chineses parentes de brasileiros que chegaram ao país no último domingo (9/2), após serem resgatados de Wuhan, na China, cidade com o maior número de casos de infecção e de morte por Covid-19, a doença causada pelo vírus.

 

Os repatriados foram submetidos a um exame molecular que analisou as amostras de sangue de cada um. Todos os resultados deram negativo para a presença do vírus. Além do grupo, a tripulação envolvida no resgate, formada por 24 pessoas, fez o exame e nenhuma delas foi infectada pelo coronavírus.

 

Apesar de estarem sem sintomas e livres de infecção, tanto repatriados quanto tripulação devem permanecer em quarentena no Hospital de Trânsito de Oficiais da Força Aérea Brasileira, em Anápolis (GO). O período de 18 dias de isolamento estipulado pelo Ministério da Defesa tem previsão de acabar em 26 de fevereiro.

 

Segundo o Ministério da Saúde, oito pacientes estão em observação por suspeita de Covid-19. Os casos estão divididos entre as regiões Sudeste e Sul, sendo três em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais, um no Paraná e um no Rio Grande do Sul. A pasta também descartou 33 casos.