A Força Aérea brasileira divulgou o destino dos 34 brasileiros e familiares vindos de Wuhan, na China, que desembarcaram na manhã deste domingo (9/2), em Anápolis, Goiás. De acordo com o Tenente Coronel Brigadeiro Marcelo Damasceno, a maior parte da tripulação, 11 pessoas, seguirá para São Paulo, e o segundo maior grupo, cinco pessoas, irá para Brasília.
Segundo ele, os passageiros só serão autorizados a seguir viagem para os respectivos estados caso não apresentem nenhum sintoma do coronavírus nos próximos 18 dias.
“Nós já temos os desejos de cada um deles. Nós temos três diplomatas que regressam a Pequim, dos outros 31 nós temos um que deseja ir depois para o Rio Grande do Norte, um para o Pará, outro para o Maranhão, quatro para Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, cinco para Brasília e 11 para São Paulo”, afirmou.
Ainda segundo o Tenente Coronel, os nomes dos passageiros serão preservados.
Uma equipe de 11 médicos voluntários cedidos pelo Ministério da Saúde e da FAB atuaram ainda no perímetro de isolamento caso algum sintoma seja comprovado. Se a situação for agravada, o paciente será transportado para o Hospital das Forças Armadas na capital federal.
O grupo embarcou na última sexta-feira (7/2) na cidade epicentro da doença, mas de acordo com as autoridades nenhum passageiro apresentou nenhum sintoma característicos do coronavírus antes da decolagem.
Durante os três dias de viagem eles foram testados novamente e até a última checagem no momento do desembarque na Base Aérea de Anápolis, nenhum resultado foi positivo para doença.
De acordo com o Tenente Coronel ao final do dia eles devem receber instruções para conhecer uns aos outros e também o espaço de 900 m² isolado para o grupo.