Após 3 dias de viagem o grupo de brasileiros, familiares, médicos, jornalistas e autoridades vindos da China, embarcaram na madrugada deste domingo (9/2) pela última vez em Fortaleza, Ceará, com destino a Base Aérea Militar de Anápolis. Ao todo a tripulação de 58, passará 18 dias em observação no hotel de trânsito das Forças Aéreas Militares (FAB) da cidade goiana.
Foram seis escalas, desde a cidade de Wahun, na China, epicentro da disseminação do coronavírus, até a cidade goiana. As aeronaves VC- 2 desceram para abastecer em Urumqi, na China; Varsóvia, na Polônia; Las Palmas, na Espanha e Fortaleza, Ceará.
Ao chegar ao destino final, os passageiros passarão por uma nova avaliação de saúde, que deverá se repetir por três vezes ao dia, até o dia 26 de fevereiro.
Em caso de apresentação de qualquer sintoma da doença, um avião H-60L Black Hawk fará o transporte imediato para o Hospital de Forças Armadas em Brasília, que preparou cerca de 20 leitos para o tratamento.
O último levantamento do Ministério da Saúde aponta um total de oito casos possíveis da doença no Brasil. Em todo o mundo já são 805 mortos, e 36 mil infectados.