Brasil

Alerta em aeroportos contra o coronavírus



Os aeroportos da Infraero começaram a veicular ontem um aviso sonoro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o coronavírus. A mensagem de um minuto alerta os sintomas da doença e informa medidas que evitam a transmissão. Além disso, a agência também realizou uma reunião, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, com as companhias aéreas e empresas instaladas no aeroporto para auxiliar a identificação de possíveis casos suspeitos do novo vírus. Os voos vindos da China, por exemplo, recebem atenção redobrada.

De acordo com a Anvisa, equipes da agência entram nesses aviões para orientar a tripulação sobre sintomas da doença e acompanhar o desembarque dos passageiros. Apenas dois voos chegam da China ao Brasil por semana. Ambos no Aeroporto de Guarulhos. Os voos que têm escala em Madri chegam na quinta e no domingo. Na última terça-feira, 21, uma paciente, brasileira, de 35 anos, que esteve em Xangai, foi identificada com sintomas respiratórios, compatíveis com os do coronavírus. O caso, no entanto, foi descartado pelo Ministério da Saúde.

Os procedimentos de limpeza nos terminais também foram intensificados, segundo a agência que acompanha as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A limpeza de aeronaves foi um dos temas centrais da reunião com as companhias. No momento, a desinfecção das aeronaves que vêm da China não recebe nenhuma atenção especial. “Esses voos estão sendo acompanhados. Somente na ocorrência de caso suspeito a bordo é que o procedimento específico de limpeza será adotado”, informa a nota da Anvisa.

Entre os aeroportos da Infraero que passaram a receber o aviso sonoro, estão os maiores e mais movimentados como o de Brasília e o Galeão. “Se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias, após viagem para a China, você deve procurar a unidade de saúde mais próxima e informar a respeito da sua viagem”, alerta o informe sonoro, reproduzido em português, inglês e mandarim.