A suspeita de que o coronavírus tenha chegado ao Brasil, por meio de uma mulher que desembarcou de Xangai no último sábado (18/1), acendeu um alerta na população. Com sintomas parecidos com a gripe, o vírus contaminou mais de 400 pessoas ao redor do mundo. .
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), "os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV)". Eles podem ser transmitidos por animais e pessoas.
Entre os principais sintomas estão:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar
- Dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Entre os casos graves, também é possível perceber os sintomas de:
- Pneumonia
- Síndrome Respiratório Agudo Severo
- Insuficiência renal
Já há casos detectados também em Japão, Tailândia, Taiwan, Coreia do Sul e Estados Unidos. Ainda não existe medicamento ou vacina específica para o coronavírus.
As recomendações da OMS para impedir a propagação da infecção incluem: lavagem regular das mãos, cobertura de boca e nariz ao tossir e espirrar, cozinhar bem carnes e ovos, evitar contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosses e espirros.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.