Morreu ontem, em Brasília, o Padre Orestes Ghibaudo, de 101 anos, diretor espiritual do movimento Segue-me da Igreja Católica — grupo de oração de jovens. O religioso faleceu durante a manhã no Hospital Santa Helena, na Asa Sul, onde estava internado desde o dia 10 de janeiro, após se sentir mal. O corpo do sacerdote está sendo velado desde a madrugada na Paróquia Nossa Senhora da Consolata, na 913 norte.
A Missa de corpo presente será presidida pelo Arcebispo Dom Sergio da Rocha, hoje, às 9h. Já o sepultamento está previsto para ocorrer logo em seguida, às 11h30, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.
Orestes Ghibaudo completaria 102 anos no dia 31 de janeiro. Ele teve uma vida dedicada à juventude católica e foi responsável pelo surgimento do Encontro de Jovens com Cristo — Segue-me, iniciado na capital federal e espalhado para os demais estados brasileiros.
O padre nasceu em Turim, na Itália, e chegou ao Brasil em 1951. Em Brasília, em 1986, atuou na rede de ensino nos colégios Paulo VI e também no Colégio JK. Em pouco tempo, foi enviado à paróquia Nossa Senhora da Consolata, onde serviu como pároco e depois como vigário, sempre desenvolvendo atividades para trazer a juventude para perto da Igreja.
Nos últimos 10 anos, o padre já havia vencido um câncer na garganta, um tombo — que o deixou na cadeira de rodas por alguns meses —, e um acidente, quando parte do teto despencou em cima do religioso e o deixou machucado. Porém, nada conseguiu derrubar a luz e a alegria que o missionário emanava ao auge do centenário.
“Quero quantos anos mais tiverem de vir. Só não quero o peso que vem com eles”, disse ao Correio, em fevereiro de 2018.