Brasil

Casos de intoxicação já são 19


Subiu para 19 o número de casos suspeitos de intoxicação exógena por dietilenoglicol. A informação foi divulgada, ontem, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Desses, 17 pessoas são do sexo masculino e duas do feminino. Quatro pessoas morreram.

De acordo com o boletim, quatro casos foram confirmados e os 15 restantes continuam sob investigação, uma vez que apresentaram sinais e sintomas com relato de exposição. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) orienta à população que caso tenha em casa cervejas de qualquer marca ou lote produzida pela Backer não a descarte em pias ou vasos sanitários, nem as coloque no lixo comum, pois outras pessoas podem pegar e consumir esses produtos.

Estas cervejas, segundo a SES-MG, devem ser identificadas com alguma inscrição do tipo “Não ingerir. Produto impróprio para o consumo”. A partir daí, têm que ser armazenadas separadamente dos demais alimentos até que se possa entregá-las nos pontos de recepção.

A prefeitura de Belo Horizonte identificou o descarte irregular de garrafas da cerveja — o que pode colocar em risco pessoas em situação de vulnerabilidade, como moradores de rua. A entrega deve ser feita na Vigilância Sanitária do Município.

A secretaria continuará a investigação epidemiológica e clínico-laboratorial dos casos, incluindo a emissão de notas técnicas para orientação aos serviços e profissionais de saúde, e divulgação periódica de informações atualizadas à população.