O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou, ontem, pela primeira vez, dados de violência em todos os municípios brasileiros, incluindo as regiões administrativas do Distrito Federal. De acordo com dados da pasta, o número de homicídios caiu 22% nos primeiros nove meses do ano passado, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os números começaram a ser coletados em janeiro e, de acordo com o governo, serão divulgados mensalmente a partir de agora. Até então, levantamentos sobre a violência eram restritos a organizações civis e universidades, como o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que ainda faz o estudo mais completo e abrangente sobre o tema.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no ano passado pelo Fórum, o país registrou em 2018 57 mil mortes violentas intencionais. Os dados do governo falam em 49.079 mil homicídios dolosos no mesmo período. Ao mesmo tempo, 46 mil ocorrências policiais relatando mortes foram registradas, sendo que uma mesma ocorrência pode registrar vários mortos.
As informações são públicas e estão na plataforma Sinesp, do ministério. O ministro da Justiça, Sérgio Moro, comemorou a redução nos índices criminais. “Dados oficiais confirmam a queda expressiva da criminalidade em todo o país durante 2019. Até setembro, foram 29.415 assassinatos, 21,94% a menos do que no mesmo período do ano anterior (37.682). Também caíram estupros, furtos de veículos, latrocínio, roubos, entre outros”, escreveu ele, em uma mensagem no Twitter.
Para realizar o levantamento, o governo federal obteve colaboração dos estados. “O trabalho conjunto e o esforço integrado entre os governos federal e estadual representam um avanço nas estatísticas de segurança pública de todo o país”, afirmou o diretor de Gestão e Integração de Informações da Secretaria de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Wellington Silva. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) é o órgão responsável por receber os dados, checar e fazer a divulgação.
Além dos homicídios, o governo registrou ainda ocorrências envolvendo outros tipos de crime. Foi registrada queda de 6,4% no número de estupros no ano passado, em relação ao período anterior. Ocorreram reduções em outros crimes, como furto de veículos (12,2%), lesão corporal seguida de morte (1,5%), latrocínio (22,2%), tentativa de homicídio (6,8%), roubos às instituições financeiras (38,4%), de cargas (23,3%) e de veículos (26,4 %).