Os militares foram acionados por volta das 9h da manhã para resgatar José Mansueto de Lima, de 70 anos. Quando os bombeiros chegaram ao local encontraram a vítima com pulso e respiração fraca. Durante o resgate, o homem sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local e constatou a morte da vítima. Segundo os bombeiros, o corpo estava em local de difícil acesso, foi retirado pelos militares e encaminhado à funerária da cidade.
Na trilha do perigo
O período de férias se aproxima e o cenário de perigo nas trilhas aumenta. Em janeiro deste ano, o Estado de Minas mostrou o aumento no número de resgates em áreas de cachoeiras e rios de Minas.
De janeiro a novembro de 2018, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realizou 526 atendimentos a pessoas perdidas, contra 452 no mesmo período de 2017, desaparecidas e ilhadas em locais como trilhas, matas, acampamentos, cachoeiras, rios, enxurradas e outros locais. Esse número representa um aumento de 16,7% em relação ao mesmo período em 2017.
Cuidados
Para evitar que as estatísticas aumentem, os bombeiros recomendam que a população tome cuidado e siga algumas orientações:
;Quando for acampar, evite ir sozinho. Procure ir sempre em grupo para maior segurança de todos e avise as pessoas para onde você está indo e quando pretende voltar;
;Busque o máximo de informações sobre a cidade e os locais que você irá visitar, planejando a viagem com antecedência;
;Evite fazer trilhas desconhecidas à noite, pois as chances de se perder são maiores;
;Procure acampar próximo de água potável ou limpa, mas evite as margens de rios e cachoeiras;
;Faça uma lista de itens e equipamentos com as coisas mais importantes, assim sempre que você for viajar é só conferir na lista se está faltando alguma coisa e atualize-a frequentemente com itens que você sentiu falta na última viagem.
Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais