;A única certeza da vida é a morte.; A frase, dita em diversos momentos da vida, pode ser uma das justificativas pela qual diferentes atores do setor funerário e cemiterial afirmam que não enfrentaram retração nos anos de crise vividos no Brasil. O fato por si só é um lucro, já que diversos segmentos sofreram baixas desde 2014. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (Abredif), pode-se esperar um crescimento em torno de 3% em 2020. Alguns fatores explicam a situação do setor, que ainda não é consolidado e está em crescimento.
De acordo com o presidente da Abredif, Maurício Costa, a maneira de o ser humano se relacionar com a morte mudou. ;Há 10 anos, a média de custo de um funeral era de R$ 1.300. Atualmente, gira em torno de R$ 2.500;, afirma. Ou seja, um aumento de 92% no período. Para ele, o fato de um funeral e um sepultamento serem uma ;necessidade básica do ser humano; faz com que o setor não sofra grandes baques. Outro fator de influência no crescimento foi a adesão de parte da população a planos funerários. ;O crescimento é maior porque, em 2018, tivemos um projeto aprovado que habilitou essa venda pelas empresas do setor funerário;, explica.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), Gisela Adissi, os planos funerários custam de R$ 30 a R$ 300 por mês. Apesar da nova opção, Gisela aponta que só 10% das famílias têm um planejamento para este momento da vida, sendo que 90% das mortes são anunciadas. ;Em termos práticos, as pessoas estão deixando para resolver mais na hora. A gente lidava de outra forma com a morte. Atualmente, expressamos cada vez menos. Estamos em uma era que esconde as tristezas;, diz.
A consultora de gestão de luto, que trabalhou por 18 anos em um cemitério, observa que a mudança de gerações também influenciou no mercado da morte. ;Antigamente, a posse de um jazigo estava vinculada a um status da família. Hoje, não vemos isso;, afirma. O jazigo é o local onde as urnas funerárias, conhecidas popularmente como caixões, são enterradas. Gisela afirma que o preço de um pode variar de R$ 3 mil a R$ 1 milhão. ;Os mais caros podem chegar a ter 16 gavetas e o mais barato, geralmente, tem duas;, explica.
A presidente do Sincep confirma que o setor tem preços muito variáveis e acredita que, como todo outra área de atividade, é suscetível a crises, apesar de a morte ser algo cíclico. ;As pessoas vão morrer? Vão. Mas a qualidade do serviço, a localização, o tamanho da cidade e outras coisas compõem um conjunto de indicadores do sucesso de uma empresa desse setor;, reforça.
Gisela define o setor funerário e cemiterial como uma categoria que está sendo muito visada, mas ainda não é consolidada. ;É um setor estável, de alta lucratividade, mas com um nível de governança baixa, porque temos empresas de médio porte;, ressalta. Maurício concorda e afirma que não há nenhuma grande empresa dona de um monopólio. ;São empresas pequenas, em sua maioria, familiares;, aponta.