Jornal Correio Braziliense

Brasil

Polícia resgata mais 33 pitbulls em chácara de preso por praticar rinhas

No local, também foram localizados medicamentos vencidos e vacinas armazenadas de maneira incorreta

[FOTO1]A Polícia Civil de São Paulo resgatou em um imóvel no bairro Chácaras Reunidas Ipê, nessa segunda-feira (16/12), mais 33 cães da raça pitbull com um dos investigados pela prática de ;rinha; com os animais. No final de semana, 41 pessoas foram presas em flagrante pela prática do crime.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os policiais da Delegacia de Polícia do Município de Itu foram até o local, uma chácara, para investigar uma denúncia sobre maus-tratos e ;rinha;. Em diligência, a equipe foi recebida por duas mulheres que se identificaram como funcionárias do local.

As duas mulheres liberaram a entrada dos agentes no local. Eles encontraram os 33 cães com sinais de maus-tratos. ;A equipe contatou veterinários de ONGs da região que compareceram ao local e constataram graves problemas de saúde sendo que alguns animais estariam precisando de transfusão de sangue. Além disso, os cachorros estavam expostos à chuva e sem alimentação;, informa a pasta.

Na chácara, também foram localizados medicamentos vencidos e vacinas armazenadas de maneira incorreta. ;Um ambiente estruturado para a prática de rinha também foi encontrado. Além dos cães, a polícia resgatou exemplares de animais silvestres encontrados na chácara: duas calopsitas, um porquinho da Índia, um canário da terra, duas maritacas e dois gambás;, prossegue a Secretaria.

Ainda foi apreendido um cartão de crédito com o nome do indivíduo apontado como responsável pelo local. O nome dele não foi revelado. Ele é um dos investigado por envolvimento com a prática de rinha. A perícia foi solicitada ao local e os cachorros foram custodiados à Associação de Vida Animal (AVA), em Atibaia.

Eles serão avaliados por veterinários e então seguirão para adoção consciente. Os animais silvestres foram encaminhados ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região onde passarão por avaliação e reabilitação. As investigações prosseguem.

O caso

A Polícia Civil do Paraná resgatou, em São Paulo, no município de Mairiporã, 19 cães que participavam de uma "rinha". Os animais, da raça pitbull, eram incentivados a lutar entre si e foram encontrados com diversos ferimentos. Entre os envolvidos na luta entre cães estão veterinários, médicos, um policial militar e cinco estrangeiros.

Quarenta e uma pessoas foram detidas, na noite de sábado (14/12), e levadas para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, em São Paulo. Após audiência de custódia, apenas um ficou preso. As investigações começaram em Curitiba e São José dos Pinhais com um treinador de pitbulls. A "rinha" era combinada em um grupo no aplicativo de WhatsApp.

De acordo com os agentes, um dos cachorros não sobreviveu em uma das lutas e foi servido como churrasco para os participantes. , de acordo com o delegado o delegado Matheus Laiola, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente no Paraná.

As imagens são fortes

[FOTO1511263]