O levantamento, intitulado "Democracia sob tensão", foi apresentado na Fundação Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, na quinta-feira (12/12), pelo professor Dominique Reynié. Segundo os dados, apenas 23% dos brasileiros entendem que a democracia funciona bem ou muito bem. De todos os países que participaram da pesquisa, apenas a Croácia ficou atrás do Brasil, com 19% de satisfação com o sistema democrático.
Um dos aspectos analisados foi a desconfiança com a classe política. Nove em cada 10 brasileiros afirmaram desconfiar do governo (93%), do parlamento (90%) e dos partidos políticos (96%). Os números são superiores à média das democracias pesquisadas: 64%, 59% e 77%, respectivamente. Decorrência disso ou não, apenas um em cada dois brasileiros afirmaram se interessar por política.
A enquete ainda revelou que metade dos brasileiros acreditam que a volta dos militares ao poder seria a melhor solução para enfrentar os problemas do País. Além disso, 45% dos brasileiros julgaram positiva a possibilidade de o país ser governado por um regime militar ; enquanto isso, a média global é de 21%.
Entre os assuntos que mais preocupam os brasileiros, ganharam destaque o desemprego (96%) e a crise econômica (95%), que aparecem acima da média global ; de 71% e 79%, respectivamente. O relatório ainda aponta que a delinquência, outro assunto que preocupa especialmente os brasileiros (94%), tem tido grande impacto na democracia do País. Isso porque o tema teria ganhado uma dimensão política, com a proliferação de discursos sobre ;extermínio; de criminosos. Segundo a pesquisa, dos 42 países participantes, o Brasil é o segundo que mais concorda (73%) com a afirmação: ;prefiro mais ordem, ainda que resulte em menos liberdade;.