[FOTO1]
Sob uma chuva fraca que caiu ontem em São Paulo, milhares de fãs e amigos compareceram à Assembleia Legislativa do Estado para se despedir do apresentador Gugu Liberato, morto aos 60 anos, no dia 22, após ter sofrido um acidente na casa onde vivia com a família, em Orlando, nos Estados Unidos. O corpo do apresentador chegou ao Brasil por volta das 6h, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e foi liberado pelas 8h30. O cortejo fúnebre, então, seguiu para a capital, aonde chegou às 10h25. A família do apresentador estava presente ; a mãe, Maria do Céu, de cadeira de rodas, a viúva Rose Miriam, as filhas gêmeas Marina e Sofia e o filho mais velho, João.
Um dos momentos mais emocionantes foi a retirada do corpo do carro fúnebre, quando João fez questão de segurar o caixão do pai, junto com outras pessoas muito próximas do apresentador. Até o meio-dia, só parentes e amigos puderam participar do velório.
Os portões para o público em geral foram abertos às 12h, e muita gente já estava na fila para se despedir do ídolo, incluindo várias personalidades que trabalharam com Gugu. ;A ficha está começando a cair agora, a gente pensa que isso nunca vai acontecer, mas aconteceu;, lamentou Liminha, assistente de palco que participou dos programas de Gugu por vários anos.
Emocionado, o ex-Polegar Raphael Ilha foi uma das muitas pessoas que o apresentador ajudou no começo da carreira. ;Eu tinha um ídolo e esse ídolo virou meu empresário e uma referência de caráter. É um dos maiores apresentadores da história da TV no Brasil.; Leandro, do grupo KLB, destacou a generosidade do amigo. ;Foi ele que deu espaço para a gente fazer a nossa primeira apresentação na TV;, lembrou.
O comandante Hamilton, piloto de helicóptero conhecido por sua atuação em programas jornalísticos, estava muito abalado. ;O Gugu levou o helicóptero para a TV. Ele deu essa chance para mim, assim como deu chance para muita gente;, afirmou. Dono da Rede TV, Marcelo de Carvalho também esteve no velório. ;Morte absolutamente estúpida. Uma coisa horrorosa, gratuita e estúpida Não tem outras palavras;, disse.
Vários amigos do apresentador enviaram à Assembleia Legislativa coroas de flores, entre eles Silvio Santos, Raul Gil, Angélica e Luciano Huck. As apresentadoras Luciana Gimenez e Eliana compareceram ao velório. ;Ele deixou muita alegria e profissionalismo, e a última lição que foi doar os órgãos, uma atitude generosa e bonita;, disse Luciana. ;O Brasil está sentindo essa perda;, lamentou Eliana.
;Tenho muita gratidão por ele, um homem que transformou minha vida e carreira. Agora, eu abracei a mãe dele e agradeci, por tudo o que ele me fez. Ele foi um pai, padrinho e amigo para mim. Se pudesse, teria ido todos os domingos ao programa dele, mas fiquei feliz em ir todas as vezes em que ele me chamava;, disse o músico Frank Aguiar.
Ana Hickmann, amiga do apresentador, afirmou: ;O Brasil perdeu uma pessoa muito importante;. Marcos Mion, apresentador da Record TV, foi breve. ;Você foi embora e deixou um país inteiro de luto.; Seu colega de emissora, Rodrigo Faro, falou: ;Gugu era amor, era generoso, um operário da TV que amava o que fazia e vai deixar um buraco. A lição que nos deixou é essa: faça o bem. Era o melhor que ele fazia.;
O governador de São Paulo, João Doria, compareceu ao velório e lembrou que era amigo de Gugu há quase quatro décadas. ;Foi um amigo com quem convivi por 38 anos, desde que começou na TV. Era apaixonado, sincero, dedicado, amoroso e confiava nas suas orações;, disse. Segundo o governador, o apresentador fazia sempre o bem, sem publicidade.
O velório de Gugu Liberato terminará hoje, às 10h. Depois, seu corpo será colocado em um carro do Corpo de Bombeiros e seguirá para o cemitério Gethsêmani, no Morumbi, zona sul da cidade, onde será enterrado ; a cerimônia será aberta ao público.