Brasil

Abordagem da mídia sobre violência de gênero é tema de debate no Correio

O 1º Colóquio Violência de Gênero e Mídia é uma parceria com o Senado e ocorre na próxima quinta-feira. As inscrições são gratuitas

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 25/11/2019 20:19

[FOTO1]O Correio, em parceria com o Senado Federal, promove, nesta quinta-feira (28/11), o 1; Colóquio Violência de Gênero e Mídia. O evento será das 9h às 12h, no auditório do Correio Braziliense. O evento é aberto ao público e as incrições são gratuitas, com vagas limitadas à lotação do auditório.

No evento, especialistas vão debater como a mídia aborda as questões de gênero. Entre os convidados estão a assessora de comunicação da ONU Mulheres Isabel Clavelin; a consultora internacional em direitos das mulheres Roberta Gregoli; a professora da Universidade de Brasília (UnB) Sinara Bertholdo de Andrade; a consultora sobre Mídia e Violência Sexual e Feminicídio da Agência Patrícia Galvão, Luciana Gomes de Araújo; e a coordenadora de conteúdo da editoria de Cidades do Correio, Adriana Bernardes.

A parceria ocorre por meio do Comitê Permanente de Promoção de Equidade de Gênero e Raça do Senado e faz parte da campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, ciclo de ações realizado anualmente no mês de novembro e que mobiliza o país para tratar da temática de violência de gênero.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site especial do evento.

Confira a programação:

Mesa de abertura

Zenaide Maia - Senadora - Presidente da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência Contra a Mulher

Ilana Trombka - Diretora-geral do Senado Federal

Dad Squarisi - Editora de Opinião do Correio Braziliense

Painel I: Informação, Mídia e a reprodução dos estereótipos de gênero

Sinopse: Abordar o que tem sido feito para melhorar a cobertura e não expor as mulheres ao tratar de casos de violência de gênero, tanto na narrativa textual quanto na fotografia. Apresentar pesquisas no tema. Explicar se a presença de figuras femininas nas redações de jornais pode trazer um tratamento mais adequado ao tema, como os currículos escolares vem abordando essa questão.

Convidadas: Adriana Bernardes, Sinara Bertholdo de Andrade e Isabel Clavelin.

Painel II: Feminicídio e a culpabilização da vítima: problema da mídia?

Sinopse: Abordar a influência da mídia e do público nos casos de feminicídio. Destacar se o discurso midiático reforça o estereótipo de culpabilização das vítimas e como isso interfere nos direitos das mulheres. Além disso, fazer análise com base em casos conhecidos e atuais.

Convidadas: Roberta Gregoli e Luciana Gomes de Araújo.

Anote

I COLÓQUIO VIOLÊNCIA DE GÊNERO E MÍDIA

Data: 28/11/2019 (quinta-feira), das 9h às 12h

Local: Auditório do Correio Braziliense, Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 2, lote 340 - Brasília, DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação