Jornal Correio Braziliense

Brasil

Faculdade abre para ensino médio


O Ministério da Educação lançou o programa Educação em Prática, que abre as portas de faculdades para alunos do ensino fundamental II e do ensino médio. O objetivo é fazer com que as universidades interessadas no projeto cedam espaço físico para os estudantes, como laboratórios e quadras de esporte, a fim de ampliar o acesso dos adolescentes ao ensino em tempo integral.

As universidades que se inscreverem no programa poderão ter um bônus da avaliação institucional, realizada por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). Segundo o MEC, 2.152 instituições de ensino superior privadas, 296 universidades públicas, 38 institutos federais e dois centros federais de educação tecnológica poderão aderir ao programa.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, salientou que ;faculdades ruins; não serão beneficiadas. ;Faculdade ruim que achar que [o programa] pode ser um atalho para melhorar a nota, não vai melhorar. Tem que ser universidade boa e bem avaliada. Dado esse critério, tem que aderir ao programa que vai ser muito bem monitorado. E, caso tenha um desempenho, a nota vai subir;, explicou o ministro no lançamento do programa.

No entanto, o MEC não aprofundou os parâmetros que indicariam uma pontuação ;ruim;, e afirmou que ainda serão discutidos os medidores para avaliar o trabalho das universidades que aderirem ao programa. O ministério informou ainda que não haverá transferência de recursos para ajudar instituições com os possíveis gastos com o programa.

Segundo o secretário de Educação Básica, Janio Macedo, as universidades já recebem uma pontuação pela responsabilidade social. ;Essa bonificação existe no Sinaes. As universidades públicas não vão fazer nada mais do que colocar, à disposição da comunidade, suas competências, como professores e laboratórios;, afirmou. Para ele, a bonificação vai ser um estímulo para as faculdades.

As adesões das universidades deverão ser realizadas a partir de 2019 e as ações estão previstas paracomeçar em 2020.


  • Damares busca marido em aplicativo

    A ministra Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, revelou ontem que está procurando ;um marido; e que utilizará um aplicativo com esse objetivo. Na coletiva de lançamento do programa Vida Saudável na modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, foi incisiva. ;O que vamos fazer com tanta vida? Eu vou é dançar muito, eu vou é cantar muito e vou namorar muito;, disse, em resposta sobre como desfrutar a chamada Terceira Idade, apesar de ter somente 55 anos. ;Estou procurando um marido, estou entrando no Tinder para achar um marido. Eu posso, sou uma jovem senhora quase idosa;. Depois de avisar suas pretensões, um homem se levantou na plateia, se ;candidatando; à vaga. A ministra reagiu: ;sabia que esse era o meu ano de sorte;. E instruiu: ;Pega o currículo dele, assessoria;.