[FOTO1]
De acordo com médica especialista Fabiana Tonellotto, a informação é fundamental na prevenção contra o câncer de mama e o diagnóstico precoce, no tratamento. Ela explica que a doença se desenvolve devido a uma proliferação de células no tecido mamário, relacionada ao hormônio feminino estrogênio. ;Não há sintoma fora da mama. O diagnóstico é feito somente pelo exame local.;
Segundo ela, as mamografias são indicadas para mulheres entre 50 anos e 69 anos, que não têm sintomas, mas a doença pode ocorrer em qualquer idade. Entre as dicas de prevenção, além de exames periódicos, está a amamentação, para mulheres que têm filhos, que funciona como uma proteção. A reposição hormonal depois da menopausa também pode contribuir para o aparecimento das células, já que a doença está diretamente ligada ao estrogênio. ;Existe a possibilidade de ocorrência em casos em que a menstruação ocorreu cedo, antes dos 12 anos, ou em casos de menopausa tardia, pois, quanto mais tempo a mulher ovula, mais tempo ficará sob o efeito do hormônio estrogênio;, explicou.
Outras conselhos de Fabiana para reduzir as chances de desenvolver a doença são manutenção do peso, evitar álcool, alimentação saudável, exercícios físicos regulares e mamografia a cada dois entre os 50 e 70 anos de idade. ;A mulher deve sempre ficar atenta às mamas e examiná-las regularmente. Se notar qualquer alteração na forma, deverá procurar um médico imediatamente. Elas devem conhecer a própria mama e não ter medo do diagnóstico. Quando a doença é diagnosticada no início, tem 90% de cura;, diz.