A informação foi confirmada pelo frei Gilson Marinho, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Ofmcap). De acordo com ele, por recomendação médica, e para receber melhor atendimento, o frei foi encaminhado a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
;Ele está sendo acompanhado pelos confrades de Itamaraju (BA), que contam também, com a ajuda dos irmãos da OFS (Ordem Franciscana Secular) e paroquianos. Rezemos, pelo nosso irmão, para que Deus o abençoe reestabelecendo sua saúde e, assim, retorne ao convívio fraterno. Caso tenhamos novas informações, posteriormente, estaremos informando a todos!”, afirmou o frei Gilson.
Autor de 60 livros, editados no Brasil e no exterior, Frei Betto nasceu em Belo Horizonte (MG), é formado em jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. Frade dominicano e escritor, ganhou em 1982 o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, por seu livro de memórias Batismo de Sangue. Além disso, coleciona diversos prêmios de literatura e de direitos humanos.
Em 2003 e 2004, o frei foi Assessor Especial do Presidente da República e coordenador de Mobilização Social do Programa Fome Zero, na administração do ex-presidente Lula. Desde 2007 é membro do Conselho Consultivo da Comissão Justiça e Paz de São Paulo. É sócio fundador do Programa Todos pela Educação.