Após fazer críticas públicas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o presidente Jair Bolsonaro disse que o governo divulgará novos dados sobre o desmatamento da Amazônia. Segundo ele, os números divulgados pelo Inpe misturam a identificação de áreas efetivamente desmatadas com aqueles em que há ;suspeita; de desmatamento.
De acordo com o presidente, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, estão analisando os dados do instituto. ;Suspeita de desmatamento é uma coisa, desmatamento é outra;, disse, após cerimônia de troca da guarda presidencial no Palácio do Planalto.
Com base em imagens de satélites, o órgão federal informou que mais de 1.000 km; de floresta amazônica foram derrubados na primeira quinzena deste mês, um aumento de 68% em relação a julho de 2018. As informações foram contestadas por Bolsonaro, que chegou a acusar o Inpe de trabalhar a serviço de Ongs ambientalistas e de atrapalhar a imagem do Brasil no exterior.
;Os dados vão ser compilados agora. Não é hoje, já está sendo feito e vai ser discutido com todo mundo pra passar exatos para todo mundo. Esses números errados, como (o ex-presidente) Lula que falava lá atrás que tinha 30 milhões de crianças na rua, atrapalham a gente;, avaliou Bolsonaro.