Jornal Correio Braziliense

Brasil

Embratur diz que ''não há sentido'' em relacionar slogan a turismo sexual

O novo slogan criado para estimular a vinda de estrangeiros ao país, ''Brazil, visit and love us'', se tornou alvo de críticas

Após polêmica sobre o novo slogan adotado pelo governo federal para estimular a vinda de estrangeiros para o país, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) afirmou, nesta quinta-feira (18/7), que não vê motivos para que se interprete a frase escolhida como um incentivo ao turismo sexual.

A discussão começou na última terça-feira (16/7), quando a autarquia ligada ao Ministério do Turismo apresentou a nova marca, acompanhada do slogan em inglês "Visit and love us". Uma possível tradução para a frase é "Visite e encante-se com a gente". Houve, no entanto, quem lembrasse que a expressão "love us" poderia ser interpretada como um convite sexual ("nos ame") ; veja repercussão nas redes sociais abaixo.

Nesta quinta-feira (18/7), a candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad (PT) nas eleições de 2018, Manuela D;Ávila (PCdoB), voltou às críticas, relembrando ainda uma declaração polêmica do presidente Jair Bolsonaro, que, no começo do ano, criticou o turismo gay e afirmou que os estrangeiros ficassem "à vontade" para vir "fazer sexo com uma mulher".

"O Brasil é um dos principais destinos do turismo sexual na América, e, não bastasse o presidente afirmar que quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade, o Ministério do Turismo, ao invés de propor campanhas de combate a isso, lança o slogan Brasil, Visite e nos Ame", escreveu D;Ávila.

[VIDEO1]

Questionado pelo Correio sobre as críticas, o Embratur afirmou, que não vê sentido nas críticas. "Sobre as alegações que o slogan poderia ser considerado um incentivo ao turismo sexual, a Embratur afirma que não há sentido em fazer essa ligação. E pondera que exploração sexual é crime", afirma o texto.

Veja íntegra da nota:

"A nova marca da Embratur para promoção do Brasil no exterior tem como objetivo representar um ícone conhecido mundialmente, que é a bandeira nacional, e reforçar sua internacionalização, ao utilizar o nome do País em inglês, idioma do turismo mundial, facilitando também as buscas no ambiente digital pelo termo ;Brazil;.

Somos um país aberto ao turismo, com inciativas que atraem os turistas estrangeiros, como a isenção de vistos para norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos, e o encantamento que a cultura e o povo brasileiro provocam é reforçado pela expressão ;love us;, respaldada pela pesquisa do Ministério do Turismo em que 96% dos turistas internacionais que visitam o Brasil afirma que pretendem voltar

Sobre as alegações que o slogan poderia ser considerado um incentivo ao turismo sexual, a Embratur afirma que não há sentido em fazer essa ligação. O instituto frisa que o governo brasileiro não reconhece a expressão ;turismo sexual;, e reforça que a exploração sexual não é turismo, é crime."

Veja algumas reações de internautas ao slogan:

[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5]
[VIDEO6]


*Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende