A discussão começou na última terça-feira (16/7), quando a autarquia ligada ao Ministério do Turismo apresentou a nova marca, acompanhada do slogan em inglês "Visit and love us". Uma possível tradução para a frase é "Visite e encante-se com a gente". Houve, no entanto, quem lembrasse que a expressão "love us" poderia ser interpretada como um convite sexual ("nos ame") ; veja repercussão nas redes sociais abaixo.
Nesta quinta-feira (18/7), a candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad (PT) nas eleições de 2018, Manuela D;Ávila (PCdoB), voltou às críticas, relembrando ainda uma declaração polêmica do presidente Jair Bolsonaro, que, no começo do ano, criticou o turismo gay e afirmou que os estrangeiros ficassem "à vontade" para vir "fazer sexo com uma mulher".
"O Brasil é um dos principais destinos do turismo sexual na América, e, não bastasse o presidente afirmar que quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade, o Ministério do Turismo, ao invés de propor campanhas de combate a isso, lança o slogan Brasil, Visite e nos Ame", escreveu D;Ávila.
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Questionado pelo Correio sobre as críticas, o Embratur afirmou, que não vê sentido nas críticas. "Sobre as alegações que o slogan poderia ser considerado um incentivo ao turismo sexual, a Embratur afirma que não há sentido em fazer essa ligação. E pondera que exploração sexual é crime", afirma o texto.
Veja íntegra da nota:
"A nova marca da Embratur para promoção do Brasil no exterior tem como objetivo representar um ícone conhecido mundialmente, que é a bandeira nacional, e reforçar sua internacionalização, ao utilizar o nome do País em inglês, idioma do turismo mundial, facilitando também as buscas no ambiente digital pelo termo ;Brazil;.
Somos um país aberto ao turismo, com inciativas que atraem os turistas estrangeiros, como a isenção de vistos para norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos, e o encantamento que a cultura e o povo brasileiro provocam é reforçado pela expressão ;love us;, respaldada pela pesquisa do Ministério do Turismo em que 96% dos turistas internacionais que visitam o Brasil afirma que pretendem voltar
Sobre as alegações que o slogan poderia ser considerado um incentivo ao turismo sexual, a Embratur afirma que não há sentido em fazer essa ligação. O instituto frisa que o governo brasileiro não reconhece a expressão ;turismo sexual;, e reforça que a exploração sexual não é turismo, é crime."
Veja algumas reações de internautas ao slogan:
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*Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende