O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general da reserva Augusto Heleno, afirmou, em entrevista à
BBC News, que os índices de desmatamento na Amazônia são ;manipulados;. O general da reserva não comentou especificamente a divulgação dos novos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que observa e monitora por meio de imagens a derrubada da floresta, de aumento de 60% em junho, na comparação com o mesmo mês de 2018.
;A Amazônia é brasileira e quem tem que cuidar dela somos nós. Esses índices de desmatamento são manipulados. Se você somar os porcentuais que já anunciaram até hoje de desmatamento na região, a Amazônia já seria um deserto. No entanto, nós temos muito mais da metade da Amazônia intocada. E os países que nos querem cobrar o comportamento que eles acham correto nunca seguiram esse comportamento. O maior preservador de ambiente do mundo é o Brasil;, disse.
Estratégia
Em Osaka, no Japão, onde esteve com o presidente Jair Bolsonaro durante a reunião de cúpula do G 20, na semana passada, o general Heleno tomou as dores do governo, que foi cobrado pela questão ambiental pela chanceler alemã, Angela Merkel. Na ocasião, ele afirmou não ter ;nenhuma dúvida; de que há uma estratégia econômica por trás da preocupação com o meio ambiente no país. ;Estratégia para preservar o meio ambiente do Brasil para eles mais tarde explorarem. Cheio de ONG por trás deles, ONG sabidamente a serviço de governos estrangeiros;, disse.