A Petrobras deu o pontapé inicial do programa de venda de refinarias e divulgou ontem alertas de quatro empreendimentos. A estatal também anunciou que os ;teasers; de outras quatro refinarias serão lançados ainda neste ano. As oito refinarias têm capacidade de processamento de 1,1 milhão de barris diários e são responsáveis por cerca de 50% do parque de refino da empresa.
Na opinião de Claudio Frischtak, presidente da InterB. Consultoria, a iniciativa rompe o monopólio. ;Vai beneficiar o consumidor, as refinarias vão receber investimentos porque a Petrobras tem uma limitação de recursos para modernizá-las e ainda sinaliza que o mercado, dominado pela estatal, vai se abrir;, enumerou.
Estão na carteira de venda os seguintes ativos: as refinarias Abreu e Lima (Rnest), Landulpho Alves (Rlam), Refinaria Gabriel Passos (Regap), Presidente Getúlio Vargas (Repar), Isaac Sabbá (Reman), Alberto Pasqualini (Refap), a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), bem como os ativos logísticos integrados as refinarias.
A primeira fase começou ontem, com a publicação dos teasers das Rnest (PE), Rlam (BA), Repar (PR), e Refap (RS). A Petrobras contratou o Citigroup como assessor financeiro para o processo de venda. Podem participar empresas do setor de óleo e gás, com receita anual, em 2018, superior a US$ 3 bilhões, ou investidores financeiros, com, pelo menos, US$ 1 bilhão em ativos. ;Os desinvestimentos estão alinhados à otimização de portfólio e à melhoria de alocação do capital, visando à maximização de valor para os acionistas;, afirmou.