A morte de um cachorro mobilizou moradores e frequentadores do Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O animal pertencia a uma moradora de rua e a suspeita é de que ele tenha sido envenenado. A Polícia Militar (PM) registrou um boletim de ocorrência e o caso será alvo de inquérito da Polícia Civil.
Beethoven tinha um ano e dois meses e vivia na barraca da dona, de 29 anos, que foi montada na Rua dos Inconfidentes. A moradia improvisada possui mesa, cadeiras, quadros e outros itens de decoração. Ela e o cachorro, um labrador marrom de grande porte, eram conhecidos na região. A vendedora e confeiteira Tatiana Barletta conheceu os dois ao passar pelo local a caminho do trabalho. ;No dia em que eu me encantei com o Beethoven, um cachorro grande, me aproximei e fui brincar com ele. Ela (moradora) saiu com uma pasta super organizada com a documentação de castração, vacinas, tudo bonitinho. Era um cachorro limpo, bem cuidado, só come ração. Ela tinha um zelo por ele como se fosse um filho;, contou.
No fim da noite passada, Tatiana passava pela rua quando ouviu os gritos da mulher. Segundo ela, um grupo de jovens tentava reanimar o cão. Eles deram leite, mas ele estava passando muito mal. A vendedora ligou para um amigo ativista da causa animal e ele recomendou um veterinário conhecido, mas o cão morreu antes que eles conseguissem sair do local. ;O desespero dela foi enorme, ela gritava muito pra ele voltar;, conta.
A Polícia Militar esteve na Rua dos Inconfidentes na manhã desta sexta-feira (21/6) para registrar um boletim de ocorrências. De acordo com a corporação, consta no documento que a moradora de rua vinha tendo problemas com pessoas do edifício ao lado da barraca. A discussão com o casal não consta no histórico do registro, mas é citado um morador, cujo nome ela desconhece, que teria ameaçado o animal por motivos fúteis. Após Beethoven passar mal e morrer, ela lembrou das ameaças. No local, a PM falou com uma testemunha que confirmou que um morador do prédio já teve problemas com a jovem, mas que ele está viajando desde quarta-feira. Uma outra testemunha relatou à Polícia Militar que moradores dizem que o suposto autor já havia ameaçado matar o cachorro porque o animal urinava no jardim do edifício. De acordo com a Polícia Civil, o registro da ocorrência foi confirmado e o caso segue para investigação.
O amigo de Tatiana fez uma postagem no Facebook denunciando o caso e até esta tarde já contava com mais de 600 compartilhamentos. Pouco antes das 16h, ele publicou uma atualização na rede social informando que o corpo de Beethoven foi encaminhado ser necropsiado e passar por um exame toxicológico no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A moradora de rua também recebeu um novo filhote para adotar.