O Diário Oficial da União (DOU) trouxe ontem a nomeação de quatro reitores de universidades federais, com mandatos de quatro anos. Entre os nomes confirmados estava o da professora Denise Pires de Carvalho para Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela é a primeira mulher a assumir o principal cargo da UFRJ em quase 100 anos.
O nome de Denise veio de uma lista tríplice. Seguindo longa tradição democrática, os conselheiros desse colégio, especialmente formado para o processo, costumam levar em conta a vontade popular expressa na pesquisa. Afastando todas as dúvidas sobre a nomeação do mais votado, em 20 de maio, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que respeitaria a escolha e confirmaria o nome de Denise para o cargo. A nomeação foi assinada na última sexta-feira. Ela foi escolhida pela comunidade acadêmica em primeiro turno da consulta eleitoral, com 9.427 votos, e confirmada pelo colégio eleitoral da instituição.
Denise é professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ). Leciona nos cursos de graduação da área da saúde e nos programas de pós-graduação em Medicina (endocrinologia) e Ciências Biológicas-Fisiologia da UFRJ. É também médica formada pela UFRJ com diploma cum laude, possui mestrado e doutorado em ciências biológicas (biofísica), ambos pelo IBCCF/UFRJ.
Além dela, também foram nomeados: Gleisson Alisson Pereira de Brito, para a Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Uberlando Tiburtino Leite, para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia; e Ricardo Luiz Lange Ness, para a Universidade Federal do Cariri. (IS)