O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Comando da Aeronáutica, informou que não há prazo para concluir a investigação sobre as causas do acidente aéreo que matou, na segunda-feira, o cantor Gabriel Diniz, de 28 anos, e os pilotos Gabriel Abraão Farias, 27, e Linaldo Xavier Rodrigues, 37. O monomotor de matrícula PT-KLO, da fabricante Piper Aircraft, caiu no município de Estância, em Sergipe, quando voava de Salvador, na Bahia, para Maceió, em Alagoas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que apura se o avião operava clandestinamente como táxi aéreo, informou que, somente neste ano, suspendeu a licença de sete pilotos e interditou 49 aeronaves em fiscalizações contra esse tipo de irregularidade. Nove delas, interditadas na segunda-feira, pertencem ao Aeroclube de Alagoas, que operava o PT-KLO.
As investigações sobre as causas do acidente foram iniciadas pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), de Pernambuco (PE), órgão regional do Cenipa. No momento, os investigadores realizam um procedimento chamado de Ação Inicial, destinado à coleta de dados ; fotos das cenas do acidente, análise de partes da aeronave, exame de documentos e oitiva de testemunhas que possam ter observado a sequência dos eventos relacionados ao caso.
;A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram;, informou o órgão, em nota. ;A necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes garante a liberdade de tempo para a investigação. A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente;, acrescentou o texto.
O monomotor PT-KLO estava em situação regular, segundo a Anac: com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020. No entanto, a agência apura se o avião operava irregularmente como táxi aéreo quando transportava Gabriel Diniz. Ele era autorizado a fazer apenas voos de treinamento.
Carona
O Aeroclube de Alagoas informou que os dois pilotos do PT-KLO, que eram seus diretores, davam uma carona a Gabriel Diniz e não faziam um voo comercial. O cantor pretendia participar, em Maceió, do aniversário da namorada, Karoline Calheiros, que completou 27 anos na segunda-feira. O comandante Gabriel Farias era muito amigo do artista.
A Anac informou, por meio de nota, que a fiscalização de aeronaves e pilotos é feita de forma programada, de surpresa ou quando há denúncias. Além da fiscalização in loco, a agência informou que tem investido ;fortemente; em ações de inteligência. ;Prova disso é a intensificação da campanha ;Voe seguro, não use táxi aéreo clandestino;, realizada em conjunto entre a Anac e o Ministério da Infraestrutura;, informou a agência reguladora.
;Ainda no âmbito da campanha, a Anac já conseguiu flagrar, por exemplo, o transporte de artistas brasileiros em táxi aéreo irregular. A agência interditou, durante a campanha, aeronaves utilizadas pelas cantoras Claudia Leitte (duas vezes), Anitta (duas vezes), Marília Mendonça, pela dupla Maiara e Maraisa, pelo cantor Amado Batista, além da aeronave que transportou a artista Xuxa;, informou a agência, acrescentando que essas interdições são amplamente divulgadas para que os demais usuários tenham conhecimento de como contratar um serviço autorizado e devidamente fiscalizado.