Jornal Correio Braziliense

Brasil

Mãe joga filha pela janela



São Paulo ; Uma mulher jogou a filha de três anos pela janela do quinto andar de um prédio na região do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, e se atirou em seguida, no início da madrugada de ontem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ambas as vítimas foram encaminhadas ainda com vida para o Hospital das Clínicas, por volta das 2h50. Segundo a unidade médica, o estado de saúde da criança é estável, e a mãe teve múltiplas fraturas, com quadro grave.

O crime ocorreu em um edifício na Avenida Corifeu de Azevedo Marques. De acordo com a Polícia Civil, a mãe, Fernanda Fernandes Garcia, de 29 anos, cortou a tela de proteção da janela e, por volta de 0h20, atirou a filha enrolada em lençóis. Segundo a polícia, a menina estava dormindo quando foi arremessada pela janela em cima do para-brisa de um carro que estava na garagem do prédio.

;Foi Deus que fez a gente estar aqui exatamente neste horário;, disse Nádia Macedo, a dona do veículo, que voltava do supermercado, junto do marido, Carlos Roberto. A criança atingiu o automóvel, quicou e depois caiu no chão, a um metro de distância. Carlos pegou a menina e deixou no colo de Nádia, que é cadeirante. ;Ela estava assustada, sem entender o que estava acontecendo. Mas eu consegui acalmá-la;, disse Nádia, que ficou com a garota até a chegada dos bombeiros.

Depois de ter jogado a filha, a mulher passou cerca de uma hora trancada no apartamento e ateou fogo às cortinas. Ela não respondeu à tentativa de negociação dos bombeiros ou dos policiais militares, e se jogou.

O episódio lembra um crime que chocou o país: o assassinato de Isabella Nardoni, em 29 de março de 2008. O júri entendeu que os autores do crime foram o pai, Alexandre Nardoni, e a madrasta, Anna Carolina Jatobá, condenados a 30 e 26 anos de prisão. Os dois estão presos em penitenciárias de Tremembé, no interior paulista.