Maria Eduarda Cardim
postado em 23/05/2019 19:25
Antes mesmo de embarcar para o Nordeste em sua primeira viagem oficial como presidente da República, Jair Bolsonaro já pôde sentir um pouco da tensão de algumas manifestações contrárias ao chefe do Executivo no estado. Nesta quinta-feira (23/5), um projeto de decreto legislativo que concederia o título de cidadão petrolinense a Bolsonaro foi retirado da pauta da Câmara de Vereadores de Petrolina, um dos destinos do presidente, após a repercussão negativa. A proposta do vereador Elias Jardim (PHS) iria ser votada na véspera da viagem de Bolsonaro, no entanto, foi retirada da pauta após um grupo de manifestantes ocupar o plenário. O vereador Professor Gilmar Santos, líder do PT na Câmara Municipal do município, comemorou o fato nas redes sociais.
;O povo reagiu e a câmara recuou. Após pressão do povo e um parecer negativo, a votação foi adiada. Nos unimos aos manifestantes e dissemos não ao título de cidadão petrolinense à Jair Bolsonaro. Aqui não;, disse o vereador.
Em uma das fotos expostas por Gilmar, é possível ver uma faixa que diz: "Fora Bolsonaro e seu governo militar, anti-povo e vende pátria". No Nordeste, Bolsonaro tem as piores avaliações. Para 40% dos nordestinos, o governo dele é ruim ou péssimo, segundo o último levantamento do Ibope.
Segundo roteiro divulgado pelo Planalto, Petrolina e Recife são as duas cidades por onde Bolsonaro passará nesta sexta-feira. No Recife (PE), às 10h, Bolsonaro participa do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). E em Petrolina (PE), às 14h30, Bolsonaro entregará um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida.