Philipe Santos - Especial para o Correio
postado em 10/04/2019 17:30
O suposto filhote de jacaré que fugiu de uma casa após o temporal que antigiu o Rio de Janeiro, nessa terça-feira (9/4), derrubar o muro da residência é, na verdade, um largato. A informação foi confirmada pela Patrulha Ambiental, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, do estado fluminense. O órgão afirma que a informação inicial partiu de um morador da Favela do Rola, em Santa Cruz, na zona oeste carioca, e que o homem, por não ter conhecimento da espécie, acabou espalhou a notícia errada.
Segundo a Patrulha Ambiental, na tentativa de proteger os vizinhos, um rapaz publicou na internet a informação de que havia jacarés soltos na comunidade, devido à chuva. Na verdade, tratava-se de um lagarto Teiú, que, por atingir até 2 metros de comprimento, pode ser facilmente confundido com um jacaré.
"Na intenção de proteger seus vizinhos, acabou incitando o medo, pois fez uma publicação equivocada em sua rede social quanto ao tipo de animal encontrado no local e que as pessoas tomassem cuidado, já que as condições no momento não eram as das mais favoráveis, devido a enchente", diz a patrulha, em nota.
Por último, a Patrulha Ambiental pede que os moradores solicitem o resgate ou denunciem a posse ilegal de animal silvestre sem a devida licença do órgão competente via 1746, canal oficial da Prefeitura do Rio junto à população.